Historial e Contextualização

Fundada em 2004, a Academia de Música de Lisboa é uma escola de música do Ensino Artístico Especializado, integrada na rede do ensino particular e cooperativo, com a autorização de funcionamento concedida por despacho de 18 de Maio de 2007 (Processo n.º 580) nos termos da Portaria n.º 225/2012 de 30 de Julho, e contrato-patrocínio do Ministério da Educação e Ciência desde 1 de Setembro de 2008.
Instalada na Escola Secundária Marquês de Pombal, em Lisboa, ao abrigo de um protocolo celebrado em Julho de 2005, a Academia de Música de Lisboa tem vindo a afirmar-se no panorama musical português, sendo motivo de legítimo orgulho para quem nesta instituição estuda e leciona. É o resultado de um sonho e de um projeto de cidadania dos seus promotores, que elegeram a educação musical como área de intervenção prioritária e as crianças e jovens como o seu alvo de primeira grandeza.
É tutelada pela Acordarte – Associação Promotora da Educação Cultural e Artística, associação cultural sem fins lucrativos, reconhecida e registada como ONGD, que visa promover e contribuir para uma maior integração das artes, em particular a música, na educação e cidadania.
Para além da criação e gestão da Academia de Música de Lisboa, a Acordarte mantém uma intensa e regular atividade cultural e artística desde a sua fundação, em 2003.