Marta Manuel

Iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos de idade frequentando,
posteriormente, a escola Crescendo – Centro Musical, na classe da professora
Isabel Gonçalves. Em 1997, ingressou no Curso Complementar de Piano no Conservatório Nacional, onde estudou com Miguel Borges Coelho e António Hungria Rosa. Simultaneamente, frequentou a Licenciatura de Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, licenciando-se em 2001.
Em 2008, concluiu a Licenciatura em Piano para Música de Câmara e Acompanhamento na Academia Nacional Superior de Orquestra (Metropolitana), na classe de Alexei Eremine, trabalhando regularmente com Paulo Pacheco, José Manuel Brandão, Ana Tomasik, Ian Mikirtoumov, entre outros.
Apresentou-se em quinteto de sopros com piano na Festa da Música dedicada a Beethoven, no Centro Cultural de Belém, em 2005, e participou na temporada de música «Ciclo de Sons» em Portimão, num programa dedicado a Voz, Clarinete e Piano, em 2007. Nesse mesmo ano, apresentou-se em recital com o soprano Maria João Sousa no Museu do Realismo em Vila Franca de Xira e em transmissão directa para a Antena 2, no programa «Concerto Aberto».
Enquanto músico convidado, colaborou com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direcção do maestro Michael Zilm, e com a Orquestra do Algarve e Orquestra das Beiras, dirigidas pelo maestro Álvaro Cassuto.
Em 2009, integrou o ciclo de concertos Schubertíades no Palácio Fronteira e na Antena 2, no programa Concerto Aberto. Desde então, tem-se apresentado regularmente em recital com o soprano Maria João Sousa, com reportórios de diversas épocas e estilos.
É Professora de Piano na Academia de Música de Lisboa desde o ano lectivo 2005/2006 e no Crescendo Centro Musical do Estoril.