Paula Coimbra

É professora profissionalizada de Formação Musical, sendo licenciada em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa e tendo concluído o Curso Geral de Canto no Conservatório de Música do Porto e o Curso Geral de Composição no Conservatório Nacional de Lisboa.

Leccionou as disciplinas de Formação Musical e Coro em várias escolas de ensino especializado de música (Escola de Música Leal da Câmara, Fundação Musical dos Amigos das Crianças, Academia de Amadores de Música, Escola Metropolitana de Música de Lisboa), e é docente na Academia de Música de Lisboa desde a sua fundação.

Frequentou diversos Cursos de Direcção Coral tendo sido aluna de Vassil Arnaodov, Edgar Saramago, Anton de Beer, António Lourenço, Paulo Lourenço, Christian Grube e José Robert. Trabalhou como assistente do maestro Francisco d´Orey na direcção do Coral dos Estudantes de Letras da Universidade de Coimbra, e como assistente do maestro José Robert na direcção do Coro da Universidade de Lisboa.

Iniciou a sua actividade de directora coral em 1985 com um dos coros da Biblioteca Operária Oeirense, e posteriormente, dirigiu o Grupo Coral de Queluz entre 1992 e 2000. Fundou dois coros na Marinha Grande (o Coro do Sport Operário Marinhense e o Coral em Canto), o Coro Cantapiano (Coro do Casa Pia Atlético Clube), o Coro da Relação de Lisboa (CORELIS), e o Grupo Coral da Portela. Fundou igualmente quatro coros infantis: o Coro de Pequenos Cantores da Academia de Amadores de Música, o Coro de Pequenos Cantores da Escola Metropolitana de Música de Lisboa, o Coro de Pequenos Cantores da Academia de Música de Lisboa e o Coro de Pequenos Cantores da Portela.

Gravou o cd Acordes e Acordãos com o Coro CORELIS, e um cd com o Coro de Pequenos Cantores da Academia de Música de Lisboa (edição da AAM) que inclui mais de 30 canções de compositores portugueses destinadas a coros juvenis, sendo que algumas delas lhe foram especificamente dedicadas: LOIK. Em 2014 colaborou na preparação e edição de um livro e de um DVD sobre a actividade dos dois coros que dirigiu entre 2002 e 2015: Grupo Coral da Portela – Os primeiros 12 anos de canções e a criação do coro de Pequenos Cantores.