Ricardo Mota

Iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha, nas classes de violoncelo da Professora Catarina Anacleto e, três anos mais tarde, do Professor Andrzej Michalczyk.

Prosseguiu a sua formação com o Professor Luís Sá Pessoa na Escola de Música do Conservatório Nacional e, mais tarde, foi admitido no Conservatório de Zwolle (Holanda), na classe do Professor Jeroen Reuling.

Integrou, como membro efectivo, a Orquestra Sinfónica Juvenil, formação com a qual se apresentou regularmente enquanto solista e da qual foi chefe de naipe até 2008.

Participou em inúmeras masterclasses e cursos de aperfeiçoamento, orientados por conceituados artistas como Ivan Monigheti, Márcio Carneiro, Gary Hoffman, Elias Arizcuren, Xavier Philips, Peter Bruns, Xavier Gagnepain, Paulo Gaio Lima, Jaap Kruitoff, Jeroen Reuling, Francois Guye, Levon Mouradian e Michael Bochmann.

É violoncelista e membro fundador do Quarteto de Cordas “São Roque”, com o qual tem actuado por todo o país e no estrangeiro (Irlanda, Luxemburgo, Andorra, Inglaterra, México). É também violoncelista do João Roiz Ensemble de Castelo Branco.

Colaborou com diversas orquestras nacionais como a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Metropolitana, Sinfonia B e Sinfonietta de Lisboa, sob a direcção de Julia Jones, Peter Rundel, Joana Carneiro, César Viana e Vasco Pearce de Azevedo.

Em 2008, iniciou em Chicago a formação de Professor do Método Suzuki com Tanya Carey, uma prestigiada professora e violoncelista norte-americana. É membro da SAA (Suzuki Association of the Americas).

Em 2009, concluiu a Licenciatura em Violoncelo na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe da Professora Clélia Vital. Em 2015 concluiu o Mestrado em Pedagogia do Instrumento na Metropolitana/Universidade Lusíada sob a orientação do Professor Paulo Gaio Lima.

Enquando docente, foi coordenador do programa do Método Suzuki para Violoncelo no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa, e leccionou também na Escola de Música do Conservatório Nacional.

É Professor na Academia de Música de Lisboa desde o início do ano lectivo 2011/2012,
e na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo.