Tatiana Leonor

Tatiana Leonor (1987- Covilhã) iniciou os seus estudos musicais em 1999 na EPABI onde estudou com Miguel Matias e Filipe Quaresma.
Frequentou masterclass com Paulo Gaio Lima, Miguel Rocha, Jian Wang, Xavier Guanepain, Roman Gariaud, Popov, Oliver Parr e violoncelo barroco com Etziar Atuxta, Leonard Luckert e Elisa Joglar. Como instrumentista de orquestra destacam-se a Semana Internacional do Luxemburgo, o estágio APROARTE (tutti e chefe de naipe) sob a direção de Ernest Schell e Young Franco-German Philarmonics (chefe de naipe) em Bayreuth – Alemanha. Trabalhou com a Orquestra Barroca de Salamanca e International Orkest Historische Muziek no Conservatório Superior de Bruxelas sob direcção de Sigiswald Kuijken. Obteve o primeiro prémio de Música de Câmara no Prémio Jovens Músicos (2005).
Realizou recitais a solo e integrada em grupos de música de câmara ( duo com piano, quarteto de violoncelos, quarteto e quinteto com piano, quarteto e octeto de cordas). Foi membro da Orquestra das Beiras (2005-2010) e da Orquestra Clássica de Espinho sob a direção do maestro Pedro Neves (2006-2016).
Frequentou vários cursos de formação de professores de instrumento de cordas, nomeadamente com Maria de Macedo, K. & D. Blackwell, Eulália Sabiró e Claudio Forcada.
Em 2008 concluiu a licenciatura na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo na classe do professor Jed Barahal e, em 2011, o Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro.
Os seus alunos foram premiados em vários concursos de violoncelo em Portugal.
Leccionou na Escola de Música Óscar da Silva, Academia de Método Suzuki – A Pauta e na Academia de Música de Espinho.