Vítor Vieira

É atualmente membro do Quarteto de Cordas de Matosinhos (QCM) e professor na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto. Tem vindo a desenvolver projectos inéditos em Portugal, como integrais do grande repertório para quarteto (Mozart, Mendelssohn e Schumann, estando em curso as de Haydn, Beethoven e Shostakovich) e também obras dos mais importantes compositores portugueses. O QCM foi seleccionado como um dos “Rising Stars” da European Concert Hall Organization e como tal apresentou-se em algumas das principais salas de concerto europeias, como o Barbican em Londres, o Concertgebouw em Amsterdão e o Musikverein em Viena, numa tournée de 16 concertos.

Vitor Vieira estudou com os professores Aníbal Lima na Academia Nacional Superior de Orquestra e Gerardo Ribeiro na Northwestern University, do qual foi também assistente. Trabalhou em master classes com professores como Alexei Mikhline, Sergey Kravchenko, Eduard Wulfson e Mauricio Fuchs. Estudou também no Instituto Internacional de Música de Câmara de Madrid (Escola Superior de Música Rainha Sofia) com Rainer Schmidt, violinista do Quarteto Hagen. Participou em master-classes com violinistas de vários destacados quartetos, como Gunter Pichler (Quarteto Alban Berg), Walter Levin (Quarteto Lasalle), Ida Beiler (Quarteto Melos), Philip Setzer (Quarteto Emerson) e Mathias Tacke (Quarteto Vermeer). Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

Obteve o 1º Prémio de Violino em nível médio (2001) e superior (2003) no concurso Prémio Jovens Músicos da RDP. Foi também vencedor do concurso para cordas Samuel Thaviu, em Evanston, e da Concerto Competition da Northwestern University (2005). Apresentou-se a solo em algumas das principais salas do país, nomeadamente os grandes auditórios da Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural de Belém, Culturgest e Casa da Música com as Orquestras Gulbenkian, Nacional do Porto e Académica Metropolitana. Apresentou-se também com a Northwestern University Symphony Orchestra no Pick-Staiger Concert Hall, em Evanston. Como membro do Quarteto de Cordas Tacet, obteve o 1º prémio de música de câmara do Prémio Jovens Músicos em 2004.
É professor de violino na Academia de Música de Lisboa desde Setembro de 2015.