Orquestra

Criada em 2003, esta orquestra apresenta a sua décima primeira temporada, sob a direcção musical de Filipa Poêjo, onde se destacam os Concertos no Teatro Nacional São Carlos e no Grande Auditório do CCB, e uma digressão internacional a Oslo.

Assumindo-se como uma orquestra de formação, com um carácter pedagógico, a Orquestra Os Violinhos tem também objectivos artísticos e desempenha um importante papel de descentralização cultural e de responsabilidade social, através da realização de concertos em escolas, hospitais, lares e associando-se a campanhas de angariação de fundos.

Na sua programação incluem-se concertos de carácter inovador, com recurso às novas tecnologias e a outras artes, como sejam o concerto multimédia «A Pedagogia do Amor», o «Concerto em Forma de Poema» e os concertos didácticos «Músicas com Estórias». Os Violinhos contam com a regular colaboração de ilustres convidados, referências no panorama musical português, como sejam Aníbal Lima, António Rosado, António Victorino d’Almeida, Carlos do Carmo, Carminho, Daniel Rowland, Gerardo Ribeiro, Irene Lima, João Pedro Pais, Lusotango, Paulo Gaio Lima, Pedro Carneiro, Pedro Meireles, Pedro Ribeiro, Roberto Valdés, Silvestre Fonseca.

A Orquestra Os Violinhos realiza regularmente digressões internacionais, tendo actuado em algumas das principais salas de concertos em países como Alemanha, Áustria, Dinamarca, Espanha, EUA, Finlândia, França, Itália, Noruega, República Checa, Suécia e Suíça, agraciadas com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da Republica.

Todos os anos são criteriosamente seleccionados cerca de 50 violinistas, entre os mais de 200 alunos de violino da Academia de Música de Lisboa. A ética de trabalho, que assenta na exigência e na disciplina, incentiva o mérito e o companheirismo entre pares, promovendo o seu desenvolvimento artístico. A nível individual, Os Violinhos foram premiados por mais de 120 ocasiões, tendo vencido os principais concursos de violino, nacionais e internacionais, realizados em Portugal e Espanha, entre os quais o Prémio Jovens Músicos, o Concurso Capela e Concurso Internacional Violines por la Paz (Espanha).