Ana Leonor Pereira

Desde 1997 que se debate pela implementação em Portugal do canto desde a infância e do tratamento da voz cantada como um instrumento musical em igualdade com todos os outros. Neste sentido, tem-se desdobrado em inúmeras formações para professores de música – cantores, professores de canto, directores de coros, professores de formação musical e de educação musical, entre outros – no sentido de desenvolver a confiança no ensino da voz cantada infantil e pubertária, discutir técnicas de abordagem da voz nessas faixas etárias, discutir e produzir didácticas e repertórios adequados e, finalmente, de produzir programas e currículos eficazes. Tem como intuito primeiro exercer uma pedagogia do canto cientificamente fundamentada fazendo confluir para o seio da didáctica do canto a fisiologia, a acústica, a neurociência, a psicologia e as pedagogias musicais actualizadas.

 

É mestre em Ciências da Fala com a dissertação “As cores da voz: expressão das emoções no timbre da voz cantada”. É licenciada e profissionalizada em Canto pelo Conservatório de Haia e em Filosofia pela Universidade de Lisboa. É Bacharel em Canto pela ESML. É ainda formadora da Associação Nacional Portuguesa de Professores nas áreas de técnica vocal e didáctica do canto.

 

Integra como solista, diversos grupos de música de câmara com os quais mantém uma intensa actividade concertística. Versátil nos programas que aborda desde a música medieval à música erudita contemporânea. Interpretou diversos papéis operáticos e apresentou-se como solista em missas e oratórias com várias orquestras nacionais. Tem participado em inúmeros festivais nacionais e internacionais e em diversos ciclos de música de relevo, desenvolvendo, desde o início da sua carreira, ampla atividade de recitalista. Já se apresentou, enquanto soprano solista em Portugal, Espanha, Holanda, Bélgica, Noruega, Áustria, Luxemburgo, Brasil e Argélia. Estreou obras de música contemporânea que a si foram dedicadas. Activa formadora nas áreas da voz profissional, voz cantada, voz infantil e adolescente e voz profissional artística; tem vários artigos científicos sobre voz cantada publicados e discos editados. Tem proferido inúmeras conferências e palestras nas suas áreas de especialidade, bem como realizado inúmeras Master Classes em Canto.

 

Desde 2013 que leciona nos mestrados em Ensino Vocacional da Música no ISEIT do Instituto Piaget de Almada.