Diana Botelho Vieira

Diana Botelho Vieira nasceu na ilha de São Miguel, Açores, em 1984. Tem-se apresentado em recitais de piano e de música de câmara em Portugal, Espanha, França, Estados Unidos da América e América do Sul. Laureada no Prémio Jovens Músicos – RDP Antena 2 na categoria Piano com o 3º Prémio, é também detentora do Búzio Revelação (Expresso das 9) e Prémio Cultura (Correio dos Açores).
Apresentou-se como solista com a Orquestra de Câmara do Conservatório Regional de Ponta Delgada, a Orquestra Académica Metropolitana de Lisboa (Dias da Música do CCB), e a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, sob a direcção dos maestros Yuri Pankiv, Jean-Marc Burfin e Nikolay Lalov.
Tocou ainda em festivais como Summer Institute for Contemporary Performance Practice (Boston), PianoFest (Chicago), Embassy Series – Uniting People Through Musicl Diplomacy (Washington/DC), Meadowmount School of Music (Nova Iorque), Festiva Ibérico de Badajoz, Dias da Música no CCB, e Temporada Artística dos Açores.
Estreou obras para piano solo e de música de câmara de compositores como Brett Madsen, Parisa Sabet, Sérgio Azevedo e Inés Badalo. Foi também protagonista no documentário “Bravo” (RTP) e participou na série documental da RTP “Portugueses pelo mundo – Chicago”. Gravou em Setembro de 2017 o seu primeiro CD com música para piano para crianças de Sérgio Azevedo.
Presentemente é professora de piano na Academia de Música de Lisboa. Estudou piano com Irina Semënova no Conservatório Regional de Ponta Delgada, com Alexei Eremine na Academia Nacional Superior de Orquestra – Metropolitana (Licenciatura) e com Ludmila Lazar no Chicago College of Performing Arts – Roosevelt University (Mestrado em Piano Performance), estando a frequentar o Mestrado em Ensino da Música (2017/2019) na Escola Superior de Música de Lisboa.