Filipa Poêjo

Filipa Poêjo nasceu em Lisboa, em 1970.

Iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos na Fundação Musical dos Amigos das Crianças, tendo terminado o Curso Geral de Violino na classe da Professora Leonor Prado.

Posteriormente, ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, nas classes dos professores Khatchatour Ahmirkhanian (Violino) e Olga Prats (Música de Câmara), tendo concluído o Curso Superior de Violino em 1994.

No ano seguinte, foi admitida na classe do Professor Gerardo Ribeiro na Northwestern University em Chicago, onde foi bolseira da Secretaria de Estado da Cultura, do Instituto Português da Juventude e da Northwestern University School of Music. Nesta instituição, foi aluna do famoso Quarteto Vermeer e participou em masterclasses doBorodin String Quartet e do Ying String Quartet. Obtém o Master of Music em 1997.

Em 1996, frequentou um Curso de Aperfeiçoamento em Pedagogia Suzuki com Betty Haag, uma das mais proeminentes pedagogas de violino da actualidade, tendo obtido o Certificado Internacional Suzuki. A convite desta pedagoga, com quem ainda hoje mantém uma estreita colaboração profissional, leccionou no Talent Music Institute of Des Plaines, em Chicago. É membro da American String Teachers Association.

Foi membro efectivo da Orquestra Sinfónica Juvenil (1987-1993), com a qual se apresentou como solista. Integrou diversas orquestras de jovens internacionais, incluindo a Orchestre des Jeunes de la Mediterrannée e a Jugendsinfonieorchester Nordrhein – Westfalen, realizando concertos em países como Alemanha, China, Egipto, Espanha, EUA, França, Grécia, Israel, Itália, e Turquia. Participou em diversos Festivais de Música, sendo de destacar o Festival Internacional de Spoleto (Itália), integrando a Orquesta Sinfónica di Festival dei Due Mondi (1996).

Foi músico convidado da Orquestra Sinfónica da RDP, Orquestra do Teatro Nacional de São Carlos, Nova Filarmonia Portuguesa, Capela Real, Orquestra Régie Sinfonia e Orquestra Metropolitana de Lisboa. Colabora regularmente com a Orquestra Gulbenkian e a Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Enquanto membro fundador do Quarteto Lusíada, gravou dois CD’s – Syllabas(Strauss) e “Ó Meu Menino Jesus” (EMI – Valentim de Carvalho) – tendo realizado inúmeros Concertos por todo o país.

Em 1998, juntamente com Rui Fernandes, fundou a Orquestra Os Violinhos, assumindo a sua Direcção Musical. Com este agrupamento, tem efectuado centenas de concertos por todo o país e no estrangeiro, destacando-se digressões a Alemanha, Áustria, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Itália, Noruega, República Checa, Suécia e Suíça.

Tem realizado Masterclasses em diversas escolas e conservatórios e, de 2004 a 2006, colaborou com a Escola Portuguesa de Moçambique em Maputo, efectuando regularmente masterclasses e concertos em Moçambique e na África do Sul.

É Professora de Violino na Academia de Música de Lisboa desde a sua fundação, tendo os seus alunos vencido os principais Concursos de Violino, nacionais e internacionais, realizados em Portugal, obtendo um total de mais de trinta prémios.