João Mascarenhas

Iniciou o estudo da Guitarra Clássica na Escola de Música Joly Braga Santos em 2003 com a professora Verónika Kristófcsák e posteriormente com Paulo Galvão, com o qual terminou o curso básico em 2008. Termina o 8.º grau em Guitarra Clássica na Academia de Música de Lagos em 2010. É licenciado em Música – Guitarra Clássica – pela Escola Superior de Música de Lisboa, desde 2013, onde estudou nas classes de Piñero Nagy e de António Gonçalves e com Paulo Pacheco e Nuno Inácio nas classes de música de câmara.

Teve aulas particulares com Júlio Guerreiro e participou em Masterclasses de Guitarra com Hubert Käppel, Dejan Ivanovic, António Gonçalves, Piñero Nagy, Ricardo Barceló, Graham Anthony Devine, Laura Young, Eugenio Becherucci, Pedro Rodrigues, Marcin Dylla, Fábio Zanon, Jesús Pineda, Ramon Carnota, Margarita Escarpa, Michalis Kontaxakis, Roberto Aussel, Rafael Aguirre, Roland Dyens, Carlo Marchione, Aniello Desiderio; Masterclass de Música de Câmara com Olga Prats; dois Workshops de orquestra de guitarra com José Paulo Galvão; e no Workshop de Introdução ao Jazz – Prof.: Pedro Louzeiro.

Foi membro da Orquestra de Guitarras 1001 Cordas, Orquestra de Guitarras da Escola Superior de Música de Lisboa, Orquestra de Guitarras da Universidade de Évora e do Grupo de Música Contemporânea da Universidade de Évora. Realizou recitais no Convento de São José de Lagoa, Igreja da Fortaleza de Sagres – “Ciclo de Concertos de Guitarra da Academia de Música de Lagos” –, na Escola Superior de Música e no Museu de São Roque – “Música em São Roque”.

Leccionou aulas de instrumento na Escola de Música Joly Braga Santos, Conservatório de Música de Lagoa, Escola Profissional Metropolitana e desde 2011, no Conservatório de Música da Metropolitana, no qual iniciou o projecto do Ensemble Guitarras da Metropolitana.

Prossegue actualmente estudos de mestrado em interpretação na Universidade de Évora sob a orientação de Dejan Ivanovic.