Margarida Afonso

Nasceu em 1991, é natural de Bairro, V. N. de Famalicão onde iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos de idade na Fundação Castro Alves, na classe de piano da Prof. Alexandrina Pinheiro.

Em 2003 ingressou na Artave na classe de contrabaixo do Prof. Alexandre Samardjiev, e em 2009 terminou o curso secundário com 19 valores a contrabaixo. Nesse mesmo ano ingressa na classe de contrabaixo do Prof. Adriano Aguiar na Academia Nacional Superior de Orquestra.

Frequentou Masterclasses com os professores Adriano Aguiar, Florian Pertzborn, Yana Tathadjieva, Vladimir Kouznetsov, Massimo Giorgi, Alejandro Erlich Oliva e Rinat Ibragimov.

Em música de câmara trabalhou com os professores Paul Wakabayashi e Adriano Aguiar com as formações quinteto de cordas e quarteto de contrabaixos.

Em 2011 venceu o concurso interno da Academia, tocando a solo, nesse mesmo ano, com a Orquestra Académica Metropolitana o concerto de S. Koussevitzky.

Concluiu, em 2012, a licenciatura na Academia Nacional Superior de Orquestra com 19 valores a instrumento.

Já colaborou com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra do Algarve, Orquestra Cascais Oeiras e Orquestra Sinfónica Portuguesa, onde trabalhou com os maestros: Michael Zilm, Cesário Costa, Pedro Neves, Jean Marc Brufin, Nir Kabareti, Joana Carneiro, David Afkham, Laurence Foster, Evgeny Bushkov, Emilio Pomàrico, Pedro Neves, entre outros.

É reforço frequente da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Entre os anos 2012 e 2015 foi professora da classe de contrabaixo no CAORG – Consevatório de Música Jaime Chavinha.

Atualmente faz parte do corpo docente do projecto Orquestra Geração, do Conservatório da Metropolitana e da Academia de Música de Lisboa, onde leciona as disciplinas de contrabaixo e classes de conjunto.

É membro da Camerata Alma Mater.