Marisa Silva

Marisa Silva nasceu em Neuchâtel, na Suiça, em 1993. Laureada em diversos concursos nacionais, destacam-se os seguintes: 2º Prémio no Concurso de Piano “Mozart no Ribatejo”, 2º Prémio na segunda e terceira edições do Concurso de Piano de S. Teotónio, 2º Prémio no Concurso de Piano Lopes-Graça, 2º Prémio no Concurso de Piano Elisa de Sousa Pedroso e 2º Prémio no XI Concurso de Piano da Póvoa de Varzim.
No contexto da música de câmara, foi premiada em várias edições do Prémio Jovens Músicos – RDP Antena 2, destacando-se o 3º Prémio em 2008, o 2º Prémio em 2009 e o 2º Prémio em 2014.
Foi selecionada para o curso Aurora Chamber Music (Suécia) em 2015 e em 2016, orientada pelo pianista Peter Donohoe (vencedor do concurso Tchaikovsky).
Foi convidada em 2019 pelo Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa para a realização de um recital no ciclo “Contemplações”, estreando uma peça do compositor Hugo Ribeiro (encomenda do MPMP).
Apresentou-se como solista com a Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa em 2018, sob a orientação do maestro Vasco Pearce de Azevedo, interpretando o Concerto para piano de Schumann.
Em 2016 foi uma das jovens pianistas convidadas para o “II Festival Internacional de Jovens Pianistas António Vitorino d’Almeida” e para o “Concerto de Jovens Pianistas Premiados” pelo EPTA Portugal (European Piano Teacher Association).
No âmbito da música de câmara, realizou concertos no 39º Festival do Estoril, no Festival Dias do Desassossego 2016 e na 31ª Edição da Temporada da Música em São Roque.
A convite da Orquestra Sem Fronteiras, esteve ainda presente no Simpósio Internacional de Arte Contemporânea Cidade da Guarda (SIAC), como intérprete e como formadora acerca da linguagem e técnicas da música contemporânea.
Integrou o elenco de pianistas na peça “O Náufrago” do encenador Jonh Romão, apresentada no Centro de Artes de Ovar, no Teatro Gil Vicente e no Teatro Rivoli. Foi ainda cofundadora do José Saramago Ensemble Jovem, com o apoio da Fundação Saramago, da Escola Superior de Música de Lisboa, da Antena 2 e da Câmara Municipal de Lisboa.
Ao longo do seu percurso, tem também vindo a estrear obras de compositores portugueses como Eurico Carrapatoso, Hugo Ribeiro e Sérgio Azevedo.
Apresenta-se regularmente em recital, tendo atuado em salas como: Auditório Vianna da Motta, Palácio Foz, Museu da Música, Teatro S. Luiz, Club Setubalense, Convento dos Capuchos, Teatro Garcia Resende, Auditório da Fundação José Saramago, Auditório do Banco Santander e Convento S. Pedro de Alcântara.
Realizou a sua Licenciatura em Piano na Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação do pianista Miguel Henriques. Na mesma instituição, obteve o Mestrado em Ensino da Música na especialização de piano e música de câmara.